terça-feira, 14 de setembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA



Elaboração: Nádia Fernandes



Título: Nomes das crianças




Área de Formação Humana: Escrita



Turma: Pré



Ano: 2010



Tempo estimado: 2 meses/ 2 vezes na semana, aproximadamente 40 minutos.


Materiais necessários:


- Crachás


- Alfabeto móvel


- Computador e impressora


- Giz branco


- Lápis


- Canetinha


- Cola


- Tesoura


- Caderno de desenho


- Peixes em EVA


- Varas de pescar


- Câmera fotográfica


- Rádio


- CDs





Objetivos:


• Identificar semelhanças entre as letras do seu nome e as dos demais colegas.


• Fazer tentativas de escrita do próprio nome na identificação das suas produções, na chamada, nos seus pertences e nas brincadeiras.


• Utilizar o desenho para registrar suas idéias.






Metodologia



Primeira etapa: Atividades com crachás:


• Separar os crachás cujos nomes comecem com a mesma letra


• Separar os crachás que terminam com a mesma letra


• Escolher um crachá de um colega e entregar ao mesmo


• Separar os crachás que tenham o mesmo número de letras nos nomes


• Separar pela quantidade de letras




Segunda etapa: Bingo das letras dos nomes


As crianças digitarão seu nome com a ajuda da professora e em outro momento iremos realizar o bingo, onde a professora irá sortear uma letra do alfabeto móvel, registrá-la no quadro de giz e as crianças que tiverem a letra deverão marcá-la com giz de cera, lápis ou canetinha.




Terceira etapa: Dança das cadeiras com nomes


Iremos fazer um círculo com cadeiras, uma para cada criança, colocaremos um crachá em cada cadeira e soltaremos a música, as crianças dançarão dentro do círculo e quando a música parar deverão encontrar seu nome e sentar no seu lugar.




Quarta etapa: Pescaria dos Nomes


Confeccionar peixes em EVA, um para cada criança com seu nome e realizar a pescaria no parque. As crianças irão pescar seu nome e depois o nome do amigo.




Quinta etapa: Quebra-cabeça do nome completo


As crianças digitarão seu nome completo, depois recortaremos o nome e os sobrenomes e no caderno de desenho elas irão montar seu nome, colar e fazer um desenho significativo para elas.




Sexta etapa: Quebra-cabeça ilustrado


Com palitos de sorvete, canetinhas e giz de cera as crianças criarão seu quebra-cabeça, escrevendo uma letra do seu nome em cada palito, juntando todos e criando um desenho.






Avaliação:


O trabalho com nome foi muito significativo para as crianças, elas gostaram muito das atividades e hoje escrevem seu nome com mais segurança e poucas fazem uso do crachá durante a escrita. Também reconhecem os nomes dos amigos e realizam comparações.




Bibliografia:


Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil de Curitiba




PESCARIA DOS NOMES





PESCARIA DOS NOMES
 
 
DANÇA DAS CADEIRAS COM NOMES
 
 
QUEBRA-CABEÇA ILUSTRADO
 
 
QUEBRA-CABEÇA ILUSTRADO
 
 
 




QUEBRA-CABEÇA COM NOME COMPLETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário